sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Sonha Sonha, vais longe

Programador e cheio de ideias, durante a universidade o sonho quase parecia palpável. Apenas seria preciso horas de trabalho e seria fácil programar um site que vendesse serviços, produtos, qualquer coisa. Apesar de tudo não era preciso investimento monetário, apenas pessoal. Programar até finalizar o que quer que fosse a ideia, publicitar, dar o NIB, está feito!

A verdade é que existe tanta concorrência no mercado que se torna impossível para que um recém licenciado consiga competir. Desde sites de seguranças privados, que fazem cobranças à pancada, até à mais complexa das previsões financeiras e/ou sistemas de gestão de negócio, existe tudo! Um sonhador apenas tem alguma hipótese tendo uma ideia tão, mas tão genial, que estará condenado ao sucesso ou, será sempre preciso anos e anos de experiência. Aprender a área e suas manhas para conseguir sequer competir com a concorrência.

A ilusão quebra-se a a realidade mostra-se.

Preparem-se meus amigos estudantes e recém licenciados, preparem-se, sem grandes opções, a única restante é entrar para o mercado de trabalho, no qual lidera a prostituição em estágios com baixos ordenados, sem subsídios de férias ou natal, sem férias, e sem direito a fundo de desemprego quando vierem para a rua no fim do estágio. Preparem-se para serem explorados a contratos de 1 a 6 meses até que tempo limite de obrigatoriedade de passagem para os quadros de efetivos chegar, com sorte chega e, despedem-vos e empregam novamente passado um mês.

Mas nem tudo é mau, podem sempre sair de casa dos papás aos 29 anos, apesar de tudo, a média europeia é 26, pouca diferença não é?

Enfim, que País.

0 comentários:

Enviar um comentário